NUTRIÇÃO E SAÚDE GLOBAL

Os alimentos são nossa fonte de energia, é através deles que nos mantemos em funcionamento. Atualmente vivemos em um mundo onde alguns países ainda enfrentam o desafio da fome e outros lutam contra a obesidade.

Ver a imagem de origem

Com a globalização e o desenvolvimento tecnológico, houve um grande avanço e modificação nos processos da indústria alimentícia. Existe hoje no mercado uma classificação para os vários tipos de alimentos, http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018001204165, onde encontramos os alimentos in natura(naturais, prontos para o consumo), os ingredientes culinários(as os ingredientes em si, como sal, farinha), os alimentos minimamente processados(São os feitos com os ingredientes culinários) e os alimentos ultra processados(com adicionais de conservantes, corantes e composições industrializadas).

O artigo https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30744710, ensina a identificarmos os alimentos ultra processados, observando o rótulo e a presença de ingredientes que não são usados na cozinha.

Ver a imagem de origem

Os alimentos podem afetar diretamente a saúde do ser humano, podem causar efeitos adversos de forma aguda, como por exemplo as alergias e toxidade de alguns alimentos. E de forma crônica, quando o consumo de determinado alimento é frequente, como por exemplo o consumo excessivo de sal diariamente proporcionará uma hipertensão.  

Mas, você sabia que segundo dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2019) http://www.fao.org/home/en/, existem mais de 820 milhões de pessoas no mundo com fome atualmente e este número vem aumentando lentamente nos últimos 3 anos.

Ver a imagem de origem

Segundo a ONU(Organização das Nações Unidas), o indicador de erradicação de fome é a desnutrição e a insegurança alimentar. O relatório http://www.fao.org/state-of-food-security-nutrition/en/, faz um mapeamento de como a desnutrição, a insegurança alimentar e as desigualdades estão no mundo e sugere políticas de curto e médio prazo para minimizar o problema.

Os desafios são grandes, mas através de politicas públicas globais, conseguiremos combater os problemas com a má nutrição de milhões de pessoas que impacta diretamente na saúde global.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora