Política, Paz, Igualdade na saúde…
Houve um tempo em que cada país pensava em seu próprio desenvolvimento, em resolver seus problemas internos, sua economia, sua segurança, sua educação e seus problemas com a saúde. O objetivo era tratar das doenças prevalentes em seu território, não se preocupando com o que ocorria ao seu redor. Com o passar dos anos, viu se que os problemas com saúde não respeitam fronteiras.
Tempos de globalização!
Vírus ou bactérias podem chegar a locais distantes um dos outros, por diversas formas, não só através do ambiente, mas através de pessoas devido à facilidade nos meio dos transportes e através dos animais, como por exemplo os mosquitos que são considerados uma ameaça real para toda a humanidade, como descrito no documentário: https://www.youtube.com/watch?v=JRqjVJYKNj8. A saúde global reúne um conjunto de problemas transfronteiristas, não só as doenças agudas, mas também as doenças crônicas.

A partir de 1919 houve a necessidade de formar-se organizações polivalentes e universais, iniciando com a Liga das Nações e após a 2º Guerra Mundial a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir relações de alianças e negociações entre os países. A diplomacia internacional estava instalada, e a partir daí a diplomacia da saúde, OMS (Organização Mundial de Saúde), pois, os países teriam que discutir sobre os problemas de saúde que englobam todo o continente, propondo estratégias para combater epidemias, melhoria nas condições de saúde de todo o mundo, atendendo interesses nacionais e globais. Saiba mais no artigo: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17396/2/3.pdf
Por que é importante pensar em Diplomacia da Saúde?
Se não pensarmos em saúde global, e na diplomacia da saúde, podemos ter epidemias e pandemias de grande importância, catastróficas, com grande número de mortes em todo o mundo. Por isso é importante as discussões mundiais de planos de ação, estabelecimento de acordos e metas através dos órgãos responsáveis, pensando em uma melhoria na saúde global. Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)https://nacoesunidas.org/pos2015/ , são um exemplo de plano de ação internacional desenvolvidos pela ONU com objetivo de construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade em diversas temáticas para a melhoria de qualidade de vida global, as metas estão estabelecidas até 2030.https://www.uhc2030.org/fileadmin/uploads/uhc2030/Documents/About_UHC2030/mgt_arrangemts___docs/UHC2030_Official_documents/UHC2030_Global_Compact_Portuguese_WEB.pdf

A diplomacia da saúde luta por um mundo mais seguro, mais justo e mais saudável, onde todos possam usufruir dos mesmos direitos e dignidade.